segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Conselhos de um Aprendiz

 Aprendi algumas coisas nesses anos, algumas na boa, a maioria na dor. Eu espero que isso ajuda outros que estão tão confusos quanto um dia eu fui. Não digo que hoje estou 100%, mas admito, melhor do que antes. Obrigado.



 Mantenha sua honra:

 O termo honra tem sua origem no latim. Ela vem das seguintes palavras: honoro, honorare, honoratum. Referido verbo está relacionado à palavra honõs, que significa um prêmio honorário muito considerado em Roma, foi dado a quem era uma pessoa justa, honesta.
 Ser honesto, agir corretamente, independente do que lhe trará, você seguira de cabeça erguida. Se você sabe que algo é errado, não faça. Agir com honra é fácil em teoria, mas em carne é difícil, especialmente para aqueles cujos pequenos erros são os melhores atalhos para tudo.
 Não minta. Diga a verdade, sempre olhando nos olhos de alguém.
 Não traia. E tome isso em todos os meios possíveis. Namorada, amigos, familiares, profissionalismo, tudo. Alguém depositou a confiança em você, alguém tomou você como um caminho para segredos ou uma presença reconfortante. Você não deve trair isso. Você deve respeitar esse sentimento alheio, mesmo que você não o corresponda, mesmo que um dia o sentimento se desgaste, mesmo que aconteça o que acontecer, não traia. Se você traiu, envergonhe-se, como eu me envergonhei, pois isso só diminuiu você. Não te fez mais bonzão, mais foda, mais porra nenhuma, só aumentou as razões de te dispensarem e não te levarem a sério.
 Não faça escândalo. Não grite, não berre, não dê o primeiro soco, não faça nada que atraia plateia, mantenha sua individualidade o máximo possível. Não beba até cair, não fale muito alto, respeite o espaço dos outros.
 Não compactue quem não faz as coisas acima. Não ache engraçado se enturmar com zé ruela, não é bom, nem pra você, nem pra ninguém. E não venha com esse papo de que eles tem mais amigos ou mais festas pra ir, ainda assim, não se misture com pessoas que podem enfiar a faca nas suas costas mais tarde, ok? Onde babaca é estrela, é preferível o anonimato. Saiba diferenciar as índoles.
 E eu acho que não preciso falar nada sobre não roubar e matar, certo?


 Não esconda o que você sente:

  A unica coisa que eu tenho de esconder é o meu pau, porque se não eu sou preso por atentado ao pudor. O que você sente não te faz fraco, não te diminui, diz quem você é. Admitir que você está com medo, saudade, raiva, angustiado, feliz, alegre, satisfeito, nada disso faz de você ruim, nada disso faz de você alguém pior. Muito pelo contrario, é quem você é, é o modo mais sincero de conhecer as pessoas, é a sua forma de controlar a situação devidamente, você pode ficar se iludindo que não sente nada, talvez até seu subconsciente acredite nisso e ajude você nessa mentira, mas no final das contas você só vai se tornar frio, estupido e grosso, nada mais do que isso. Não estou dizendo pra sair por ai falando o que sente pra qualquer um, não, mas admita a si mesmo e aos próximos de você, sem vergonha nenhuma, o que você sente. Não é pecado, muito pelo contrario, faz bem.


 Seja o seu melhor:

 Sem preguiça, sem corpo mole, distancia nenhuma é grande demais para cumprir suas obrigações. Cabeça erguida, foco no objetivo, faça tudo o que pode e mais um pouco. Dê 100% em tudo, em trabalho, estudo, escola, academia, com a namorada, com os amigos, com colegas, só pare de fazer alguma coisa quando a ultima gota de suor cair, quando o ultimo músculo gritar de dor, quando seu ultimo neurônio estiver exausto. Seja sincero, seja honesto, seja bom com as pessoas e tudo o que faz, vá pra cima, sem exitar, sem ter medo. Vá grande ou vá pra casa!


 Não aceite o pior:

  Se você vai ser o melhor pra alguém, não aceite o pior de ninguém. Sabe aquele amigo que só aparece na glória? Sabe aquele namoradinho(a) que só responde suas mensagens de semana? Sabe aquela pessoa que deu a mancada? Sabe aquela pessoa que faz as coisas ruins e ri no final? Mande se foder. Manda pastar. Não aceite o menos de nada, não aceite porra nenhuma se for o caso, acredite em mim, é melhor a solidão do que se contentar com gente pequena.


 Dê valor a sua família:

  A convivência de pessoas acaba sendo estressante mesmo, rola discussões, etc. Mas, rapaz, família é pra sempre. Eles trabalham como você, eles lutam como você, são seres humanos como você, propensos a falhas, a erros, igual a todo mundo. Dê valor a eles, aproveite alguns momentos do dia com eles, faça valer a pena antes que seja tarde demais.Como um grande homem uma vez disse: Um homem que não se dedica à família jamais será um homem de verdade.


 Respeito acima de tudo:

  Respeite a todos. Seja educado com cada pessoa que você ver. Mesmo aqueles que não sigam nenhum dos conselhos acima, mesmo que pensem totalmente o contrario de vocês, mas respeito acima de tudo. Caso essa pessoa não lhe faça bem de algum modo, afaste-se, mas não falte com respeito com ninguém!


 São poucas coisas, eu sei, algumas até repetitivas...mas me ajudaram a reconstruir meu espirito. Algumas coisas ainda doem aqui dentro...mas pelo menos, estou andando pra frente. E de cabeça bem erguida.

 Obrigado. Tenham todos um bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário